Conheça o Sertão

Espaço Cultural Quintal do Poeta

Emmanuel Gama de Sousa Almeida, mais conhecido como Manuca Almeida (16-12-1963 a 11-11-2017), foi um expoente da cultura juazeirense, baiana e brasileira.

Como compositor, ele escreveu cerca de 600 músicas e deixou mais de 250 delas gravadas. Um dos seus maiores sucessos foi o tema do filme “Eu, Tu, Eles” (Andrucha Waddington, 2000), a música “Esperando na Janela” (em parceria com Raimundinho do Acordeon e Targino Gondim), que foi gravada por Gilberto Gil e venceu o Grammy Latino de 2001.

A música ganhou grande repercussão em todo o território nacional e segue amplamente executada ainda nos dias de hoje. Além disso, outras de suas músicas foram também gravadas por músicos de projeção nacional, como é o caso do Arnaldo Antunes e da Ivete Sangalo, entre tantos outros.

Como poeta, ele lançou dez livros e teve a sua obra divulgada por artistas como Dominguinhos, Margareth Menezes, Targino Gondim e muitos outros. Seus versos são marcantes e sintéticos, sendo por isso mesmo muitas vezes usados de forma isolada como aforismos de grande inspiração filosófica. Como ator, Manuca Almeida participou de filmes nacionais icônicos, como é o caso de “Guerra de Canudos” (Sérgio Rezende, 1997) e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (André Klotezel, 2001).

Agitador cultural, vencedor por três vezes do Festival Edésio Santos da Canção, Manuca Almeida era inquieto por natureza e teve participação fundamental em diversos movimentos que marcaram a cena juazeirense e nacional em muitos momentos ao longo da sua vida.

Criado pelo próprio Manuca Almeida, em 2005, o Espaço Cultural Quintal do Poeta, em Juazeiro (BA), serviu durante vários anos como local para a promoção das artes de uma forma geral, com shows, exposições e outras atividades culturais. Depois do seu falecimento, o lugar se tornou uma combinação de memorial, onde o seu legado está sendo preservado e divulgado para um público mais amplo, especialmente os mais jovens, mas ainda funciona como espaço para shows e eventos culturais, além de abrigar uma lojinha onde podem ser adquiridos produtos inspirados na sua obra. Para o futuro, o projeto do espaço contempla ações educacionais para várias disciplinas, entre elas a yoga e a própria música.

Quem estiver em Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA) não deve deixar de visitar o Espaço Cultural Quintal do Poeta. Ali é possível conhecer mais de perto e com grande riqueza de detalhes a história e o legado deste importante personagem na cultura brasileira. São dezenas de fotografias, prêmios, documentos pessoais, quadros, CDs e muito mais, que estão sendo expostos para permitir ao público visitante conhecer a real dimensão deste grande artista, ao mesmo tempo em que nos coloca em contato direto com a sua intimidade.

O admirável trabalho de preservação e documentação está sendo feito pela esposa Lu Almeida, incansável produtora e curadora da obra do compositor, poeta e ator juazeirense. Para agendar uma visita, basta ligar para 74-99111.4939 e falar com a Lu Almeida diretamente.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: