A Cavalgada de Juremal acontece no primeiro sábado de junho no distrito de mesmo nome, em Juazeiro (BA). Dezenas de vaqueiros se reúnem na Fazenda Lages, onde são recebidos com um farto café da manhã a partir das 9h. Por volta das 11h tem início a cavalgada, que tem como destino final o centro do distrito.
No caminho, que tem cerca de 15km de extensão, e é feito debaixo de sol forte e muita poeira, os vaqueiros fazem duas paradas para descanso.
A primeira parada, com duração de cerca de 20 minutos, acontece em Altamira, pequeno distrito situado entre Juremal e a Fazenda Lages. A segunda, mais demorada, com cerca de uma hora de duração, acontece na Fazenda Mari, um pouco mais adiante. Ali, os participantes são recebidos com um carneiro assado na hora, que serve para repor as energias e restaurar o ânimo para enfrentar os quilômetros finais da cavalgada. Ali, também, são mantidas animadas conversas embaladas pelas canções e histórias dos aboiadores presentes debaixo da sombra das árvores onde a carne é servida.
A Cavalgada termina no Parque Jaime Neves, situado em Juremal, mas antes de fazer a sua parada final lá os vaqueiros fazem um belo desfile pela área urbana do distrito. Desta maneira, todos se sentem convidados para participar da festa, que inicia com um almoço e segue com música e bebidas até de noite.
Juremal é o penúltimo distrito de Juazeiro (BA), antes de Massaroca. Para chegar lá, basta seguir desde Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA) pela BR-407 no sentido Salvador (BA) por cerca de 40km. Depois de dobrar à esquerda e passar pela área urbana do distrito, deve-se seguir por cerca de 15km até a Fazenda Lages. Este último trecho é todo de terra e corresponde ao percurso que é feito na volta pelos vaqueiros. Ao longo do caminho é possível apreciar a paisagem típica da caatinga e alguns rios que, em época de seca, expõem o seu leito de forma impactante. Não é necessário veículo com tração nas quatro rodas, mas o caminho é relativamente acidentado e requer atenção e cuidados na condução.
Visitar a Cavalgada de Juremal (que teve a sua 4ª edição em 2019) é um excelente programa para o primeiro sábado de junho. A hospitalidade do Raimundo, proprietário da Fazenda Lages, e dos organizadores professor Rodrigo, Joãozinho da Jurema e Humberto Carvalho, são contagiantes e deixam logo qualquer visitante à vontade. Conversar com os vaqueiros e participar de uma festa como essa revelam um pouco da vida destes trabalhadores e da forma como eles se divertem e fazem o seu lazer. Imperdível para quem se identifica ou deseja conhecer a cultura sertaneja.
Mapa: Clique aqui para ver