Conheça o Sertão

Mirante de Campo Formoso

As atrações de Campo Formoso não se limitam à zona rural, com suas belíssimas e importantes grutas, cachoeiras e trilhas. Prova disso é o Mirante, localizado praticamente dentro da cidade, e de onde se pode ter uma visão panorâmica de toda a região, incluindo a mancha urbana.

Formada por uma pequena capela, uma estátua de um Cristo e um cruzeiro (iluminados durante a noite), o Mirante possui ainda um amplo terraço onde os visitantes podem apreciar a imensidão da vista, que inclui a serra e todo o seu entorno, até o horizonte.

O acesso para o Mirante fica logo na entrada da cidade. Deve-se dobrar à direita numa rua onde existem diversas casas ao largo de uma ladeira muito íngreme, e seguir em linha reta até o final. Lá, deve-se dobrar à direita e seguir por um caminho de terra que passa por um campo de futebol improvisado. Ali, um piso cimentado e novamente em aclive com uma grande curva no meio conduz ao topo da serra onde está localizado o Mirante. O carro deve ser deixado antes das antenas de comunicação e o restante do percurso pode ser feito a pé.

No local acontece, anualmente, uma procissão em homenagem à Santo Antônio, padroeiro da cidade (13 de junho e dias anteriores). Depois de subir a pé pela ladeira principal, os fiéis se reúnem para uma missa que é rezada na capela do Mirante. Visível inclusive do outro lado da serra (pela BA-131, entre Senhor do Bonfim e Antônio Gonçalves) e de diversos pontos da cidade, o Mirante é uma referência na região e ponto de visitação obrigatória para quem deseja ter uma vista ampla do local, conhecendo melhor a sua geografia.

O passeio pode ser feito em cerca de uma hora, de carro, e é ideal para ocupar algum espaço disponível durante o dia, como por exemplo no retorno de uma visita às grutas no final da tarde ou logo cedo, antes de começar o roteiro do dia. No Mirante não há nada, nem água nem lanches nem qualquer tipo de comércio. Assim, é importante levar tudo que será necessário.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: