Situada a apenas 6km do centro de Missão Velha (CE), a Cachoeira de Missão Velha é um dos geossítios que compõem o Geopark Araripe.
Localizada no curso do rio Salgado, ela enche nos períodos de chuva, quando o nível do rio sobe, produzindo quedas d’água de até 12m de altura. Mas, quando o nível do rio está baixo, toda a beleza das formações rochosas submersas fica aparente e pode ser apreciada – e explorada – pelos visitantes.
Nos períodos de seca, a cachoeira se apresenta como um imenso buraco no chão. Todo o local, incluindo a cachoeira e o trecho do rio Salgado, possuem grande valor ecológico e geológico, sendo a principal atração do município e da região. A sua origem remonta à um período muito remoto da história em que o sul do Ceará foi invadido por um mar raso.
No início do século XX, o lugar era ponto de encontro de cangaceiros e são inúmeras as estórias e lendas associadas ao local.
Para chegar lá deve-se ir em veículo próprio. Se a cachoeira estiver seca, é possível andar por toda a superfície e também descer até o nível do rio, passando por cima das rochas que enfeitam a paisagem e também ao lado dos grandes paredões rochosos que de outra forma ficam escondidos quando o nível do rio sobe. Mas muito cuidado nas caminhadas: não existe nenhum tipo de proteção para quedas, e uma aproximação mal planejada ou mal executada pode ser fatal. Ainda assim, o local é de tirar o fôlego e a visitação é obrigatória para quem estiver na região.