Quando o nível da represa de Sobradinho aumenta, por causa do acúmulo das águas que vem de Minas Gerais, a Ilha da Fantasia fica submersa (ela literalmente fica embaixo da água, já que é apenas um banco de areia) e o Vapor do Vinho não pode mais fazer a sua tradicional parada para visitação e banho neste local.
O Vapor do Vinho, então, se dirige para um destino alternativo e atraca na Ilha do Mocó, distante cerca de 3Km da Ilha da Fantasia. No total, são cerca de 16Km de navegação desde o ponto de partida do barco.
A Ilha do Mocó, também conhecida como Ilha do Amor ou Serra do Cantagalo, fica situada no meio da represa de Sobradinho e é um local absolutamente deserto. É ali que o Vapor do Vinho atraca por cerca de uma hora, a fim de proporcionar uma experiência de navegação pelas águas do Velho Chico para os seus passageiros.
Durante cerca de uma hora é possível explorar um pouco da ilha. Enquanto alguns preferem caminhar pela areia, alternando cenários de mar com pequenos lagos e galhos secos, além de vegetação rasteira em cima da areia branca, outros preferem sentar nas cadeiras colocadas pelos marinheiros e se banhar nas águas da ilha.
A ilha é relativamente grande e uma exploração completa, incluindo a subida numa formação rochosa situada no centro, de onde se diz que a vista é muito bonita, demanda, no entanto, mais tempo do que o Vapor do Vinho oferece aos seus passageiros. Assim, vale apena retornar em barco próprio para completar o passeio.
Mapa: Clique aqui para ver