Existem vários caminhos para ir do Sítio do Meio (Jaguarari, BA) até Campo Formoso (BA). O mais conhecido é pela BR-407 e depois pela BR-131, num percurso de 50Km de asfalto.
Outro, muito mais interessante, é atravessar a serra no Sítio do Meio e seguir por uma estrada de terra que segue pelo outro lado da formação rochosa.
Para fazer este caminho deve-se, inicialmente, ir até o Sítio do Meio, onde uma estrada de terra segue ao lado de uma formação rochosa de grandes proporções e passando também por um pequeno lago (conhecido como Cacimba dos Oliveiras). Apesar de este início impressionar, dando a ideia de que todo o trecho até Campo Formoso seja nos mesmos padrões (entre penhascos), a estrada é plana e não oferece risco ao viajante.
No total, deste a saída da BR-407 até a chegada em Campo Formoso por este caminho, são 65Km (além de outros 102Km para quem vem de Petrolina ou Juazeiro até o acesso ao Sítio do Meio, em Varzinha). Estes 65Km são compostos por um trecho de terra de cerca de 53Km e, ao final, um trecho de asfalto de cerca de 12Km, que termina no centro de Campo Formoso. No caminho, passa-se pelo Garimpo da Vila de Socotó, também conhecido como Ituiutiba, único povoado existente ao longo do trecho.
O caminho é bom e pode ser feito mesmo por carro baixo, especialmente depois que uma máquina passar pelo local. Não é necessário veículo alto ou 4×4, mas é importante verificar se não choveu, caso contrário a estrada se torna intransitável. O caminho tem poucas casas e nenhuma estrutura de serviços. Assim, é bom garantir que o veículo esteja abastecido e em boas condições de funcionamento. Lanches e água também devem ser levados.
Depois de feita a travessia, o que acontece logo no início, o percurso segue com a serra do lado esquerdo. O caminho prossegue tranquilamente pelo meio de paisagens bucólicas e de grande beleza, muito mais parecidas com uma floresta tropical do que com a caatinga propriamente dita. Ao longo dele, a diversidade da flora e da fauna ali existentes pode ser observada em toda a sua plenitude. Num certo ponto, já perto de Campo Formoso, uma antiga casa de fazenda chama a atenção do lado direito da pista. Totalmente abandonada, a casa tem a madeira como seu principal elemento construtivo e remete a um período em que o café era uma riqueza importante na região, há mais de 150 anos.
Toda esta aventura (incluindo a saída de Petrolina ou Juazeiro, a chegada no Sítio do Meio e o percurso até Campo Formoso, incluindo o retorno para Petrolina ou Juazeiro pelo asfalto) pode ser feita num único dia. Para isso, no entanto, é importante sair cedo de casa, de preferência por volta de 5h da manhã. Assim, você faz tudo com calma e ainda chega em casa no início da noite do mesmo dia.
Mapa: Clique aqui para ver