O São João de Petrolina (PE) combina grandes shows de artistas famosos com eventos que preservam a tradição dos festejos juninos. Para quem se interessa principalmente por estes últimos, a programação da cidade inclui alguns imperdíveis, como é o caso do Concurso de quadrilhas juninas, da Festa de Santo Antônio na Ilha do Massangano, do Forró da Espora, da Missa do Vaqueiro e da Jecana do Capim.
Se a sua intenção é passar o São João em Petrolina (PE), fique atento à data de realização destes eventos e garanta a diversão por um período que se estende por quase todo o mês.
O São João tradicional da cidade geralmente inicia com o Festival de Violeiros e o Concurso de Sanfoneiros, ambos realizados em dias consecutivos na Concha Acústica situada na Praça Dom Malan, no centro.
A Festa de Santo Antônio na Ilha do Massangano acontece sempre no dia 13 de junho, independente do dia da semana em que caia. O Forró da Espora e a Missa do Vaqueiro são eventos conjugados: o Forró é realizado no estádio de futebol, na noite de um sábado. De lá, na manhã do domingo, os vaqueiros seguem em seus animais diretamente para a Missa do Vaqueiro, que é realizada na orla de Petrolina, no local conhecido como Porta do Rio. Forró e Missa acontecem, via de regra, mais para o final do mês de junho.
Já a Jecana do Capim, famosa e tradicional corrida de jegues, pode ser realizada tanto em meados de junho quanto no início de julho, no povoado conhecido como Capim, na zona rural de Petrolina (PE). Apesar de a Jecana englobar outros eventos e shows, e por causa disso se estender por alguns dias, a corrida propriamente dita ocorre sempre no último dia, que cai num domingo.
Para aproveitar tudo sem correria, é importante ficar ligado na programação oficial do São João e assim não perder nenhum destes eventos de grande interesse artístico e cultural que a cidade oferece. Os shows dos artistas famosos acontecem fora do centro, no período noturno, no local conhecido como Pátio Ana das Carrancas, próximo do aeroporto. A programação se estende por vários dias e também atrai moradores e visitantes de toda a região.