Conheça o Sertão

Furna da Lage

A Batalha dos Guararapes ocorreu entre os anos de 1648 e 1649 no morro de mesmo nome, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana do Recife). Ela colocou em confronto tropas holandesas que ocupavam aquela parte do país e defensores do império português. Vencida por portugueses e simpatizantes, ela determinou o fim da ocupação holandesa no Nordeste e impôs a fuga aos perdedores.

Os holandeses mais abastados puderam retornar para o seu país de origem e outros países da Europa. Os mais pobres, no entanto, precisaram encontrar refúgio em locais do próprio Nordeste, pois não podiam arcar com os custos do regresso. Um destes locais é justamente a Furna da Lage.

Também conhecida como Furna dos Holandeses, localizado na zona rural do município de Triunfo (PE), o lugar possivelmente abrigou os refugiados. Consta que cerca de 40 famílias de origem holandesa teriam fugido a pé, caminhando por cerca de 400km a distância que separa Recife de Triunfo. Chegando em Triunfo, elas teriam se abrigado por um longo período na Furna da Lage.

Relatos informam que objetos destas famílias teriam sido encontrados no local, mas que, por falta de informação, eles teriam sido descartados na época. Não há, portanto comprovação científica de que a Lage teria sido de fato ocupada por holandeses no século XVII, mas a história corre solta e hoje acredita-se que esta ocupação teria de fato ocorrido, a despeito da falta de evidências materiais.

A Furna da Lage nada mais é do que uma grande rocha que oferece abrigo no seu interior. Uma pequena passagem ao fundo da mesma leva para um segundo salão, porém o caminho é muito estreito e não é recomendado para turistas.

Para chegar na Furna da Lage, o mais recomendado é contratar um veículo adequado no centro de Triufo (PE). O passeio até a Furna, então, pode ser combinado com a visita a outros pontos de interesse na região, como o Pico do Papagaio e a Cacimba de João Neco. Não se recomenda ir de carro comum, apesar da curta distância, pois o caminho é muito estreito e irregular.

Antes ou depois de conhecer a Furna da Lage, aproveite para almoçar no pequeno restaurante que fica na entrada da mesma e oferece comida regional da melhor qualidade. Uma boa opção é a galinha de capoeira com deliciosos acompanhamentos. Além do almoço, você pode também desfrutar de um ambiente acolhedor e tipicamente sertanejo, que combina uma excelente refeição com um entorno exuberante e absolutamente tranquilo. Depois, você estará preparado para seguir em frente e conhecer outros pontos de interesse do lugar.

Informações adicionais:

Compartilhe: