Uma das principais atrações ecoturísticas de Juazeiro (BA), a Cachoeira da Gameleira fica situada ao longo do Rio Salitre, um dos afluentes do Rio São Francisco. Partindo de Petrolina (PE), são cerca de 70 km até o início da trilha.
A queda d’água é pequena e escorre entre um cânion de rochas decorado com muita vegetação da caatinga. Uma árvore com longas raízes – a gameleira – ornamenta o cenário magistralmente. O lago é profundo e permite a prática de saltos para os mais experientes. Para chegar, o mais indicado é a contratação de um guia. O caminho não é dos melhores.
Então, não espere encontrar placas ou indicações de qualquer natureza que te oriente sobre o percurso. Como o local é pouco explorado, também não conte com informações precisas das pessoas.
Ao sair de Petrolina (PE), passe por Juazeiro (BA) e siga pela BR-122. Na rodovia, surgirá uma bifurcação que dá acesso ao município de Sobradinho (BA), siga em frente mais alguns quilômetros pela BR até a entrada do distrito chamado Junco. O asfalto vai ficando cada vez mais precário até se transformar em uma estrada de terra, buracos e pedras. A paisagem é de abandono e apenas eventualmente você vai se deparar com moradores da região, com uma casinha aqui e outra acolá. Cuidado com os animais na estrada. Do início do distrito até a cachoeira são 41 km.
Tire o espírito aventureiro do armário e seja muito, mas muito paciente e persistente. Só assim vai conseguir chegar lá. Após cerca de 30 km pela estrada, entre à esquerda, atravesse uma ponte e suba um morro. Veículos tracionados são os mais indicados. Estacione ao perceber que não adianta insistir e siga a pé. A esta altura, você deve ter um rio à sua esquerda. Siga o seu curso e logo chegará na Cachoeira da Gameleira.