Se você estiver nas proximidades do município pernambucano de Exu, ou então estiver viajando entre Petrolina (PE) e o sul do Ceará (Crato, Juazeiro do Norte, etc), não deixe de fazer uma parada para conhecer o Parque Aza Branca, onde estão abrigados o museu e o mausoléu de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Localizado no município de Exu, distante cerca de 250 km de Petrolina (PE), em direção ao norte, depois de Ouricuri (PE) e Bodocó (PE), o Parque Aza Branca foi construído para abrigar e preservar a memória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O complexo reúne a casa onde ele morou os seus últimos sete anos de vida, intacta por dentro e por fora, com toda a decoração e objetos originais; o Museu do Gonzagão, onde estão sanfonas, roupas, documentos, fotografias, prêmios e inúmeros outros itens acumulados por ele ao longo da carreira; o mausoléu onde ele e sua esposa descansam em paz; e também a casa simples do seu pai Januário.
Asa Branca, para quem não sabe, é o nome de um pássaro amarronzado, espécie de pombo, que possui uma mancha branca na asa, visível apenas quando ela está aberta, e que foi tema de uma famosa música de Luiz Gonzaga.
Digno de visitação, o Parque Aza Branca é bem cuidado e conservado, e contagia os seus visitantes com a música e a história desse grande músico, nos fazendo querer conhecer e ouvir mais. Por isso, vale também a pena, antes de visitar o museu, assistir ao filme Gonzaga – de Pai pra Filho (Breno Silveira, 2011).
O contato com o Parque, que também recebe grupos, pode ser feito através dos telefones (87) 3879.2023 / (87) 3879.1124 ou ainda do e-mail parqueazabranca@yahoo.com.br.