Sobre

Viva o Sertão é um portal de informações sobre a cultura e o turismo no sertão nordestino, especialmente sobre a região do Vale do São Francisco, tendo como ponto central a cidade de Petrolina em Pernambuco. Ele foi projetado para reunir informações, orientações e fotografias sobre os inúmeros locais de interesse no sertão dos estados de Pernambuco, Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba, facilitando o planejamento do seu roteiro de viagem, o melhor aproveitamento da sua estadia e fazendo com que você explore ao máximo as belezas e as atrações dessa região.

Petrolina foi escolhida como origem dos roteiros apresentados por tratar-se de uma metrópole regional. Juntamente com Juazeiro, que se situa na margem oposta do Rio São Francisco, no estado da Bahia, as cidades formam uma região metropolitana com cerca de meio milhão de habitantes. A região conta com excelente infraestrutura hoteleira, um aeroporto que liga a cidade aos principais destinos nacionais em vôos diários e oferece condições ideais para aqueles que pretendem adotá-la como ponto de partida e base para a sua aventura sertaneja.

Não resta a menor dúvida que o sertão é rico em atrações turísticas e culturais, com grande potencial econômico inclusive. Também não há dúvida de que existe uma legião de pessoas, no Brasil e no mundo, ávidas por fazer um turismo não-convencional, explorando novas paisagens e novas culturas. Faltava apenas um portal onde essa demanda pudesse encontrar as informações de que necessita para que novas possibilidades fossem criadas para todos. Essa é a proposta do Viva o Sertão.

O Viva o Sertão é a iniciativa de uma dupla de amigos, um paulistano e outro recifense, que, depois de conhecer melhor a região e, estimulados pela falta de informações (oficiais e não-oficiais) sobre a mesma, idealizaram e decidiram levar adiante esse projeto. Pela sua própria natureza, o site estará sempre sendo atualizado e expandido, com cada vez mais informações e mais atrações sobre essa inesgotável fonte de cultura e turismo que é o sertão nordestino. Você também pode contribuir, enviando informações sobre conteúdos que ainda não estão disponíveis no site, sugerindo novas atrações ainda não catalogadas e/ou correções em alguma informação já publicada.

Nosso objetivo é tornar o Viva o Sertão a fonte de referência mais completa, mais bonita e mais fácil de usar sobre cultura e turismo na região. O Viva o Sertão nasceu para apresentar e divulgar as melhores e mais importantes atrações culturais e turísticas da região. Por esse motivo, ele é bastante seletivo na produção do seu conteúdo, ao invés de procurar ser o mais abrangente possível. Nosso compromisso no Viva o Sertão é com o turismo e a cultura genuína e diferenciada. Dessa maneira você poderá ir diretamente ao que o sertão tem de melhor, mais nobre e mais interessante.

Para iniciar você pode pesquisar, usando um sofisticado e flexível sistema de filtros, informações e imagens sobre cidades, atrações e serviços disponíveis na região. Além disso, você pode consultar e pesquisar a agenda cultural, organizada, para a sua maior comodidade, em shows/espetáculos e festas/festivais, para saber o que está acontecendo em cada cidade, em cada período do ano e em cada data específica. Todas as principais atrações da região estão listadas e você vai poder aproveitar o máximo a sua viagem, não importa quando ela for acontecer.

Esperamos que, ao navegar pelas nossas páginas, você compartilhe do nosso entusiasmo e da nossa paixão pela diversidade turística e cultural existente no sertão nordestino. Descubra conosco um novo mundo de possibilidades e se deixe encantar em todos os sentidos, da paisagem à gastronomia, da música à história, num roteiro que você mesmo pode criar. Bom proveito e boa diversão!

Contato

Você pode entrar em contato conosco através do e-mail abaixo:

contato

Colaboradores

cecilio02

Cecilio Bastos Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia. Pós-graduado em Jornalismo Digital. Fotógrafo. Professor e pesquisador.

 

 

 

larissacalix

Larissa CalixtoGraduanda em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia. Apaixonada por fotografia e cinema, integra a equipe de produção da Tv Uneb.

 

 

 

osete01

Luis Osete Jornalista. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia. Assessor de comunicação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.